domingo, 11 de setembro de 2016

Vamos Falar de Preço?

Você já parou para pensar quanto vale a sua hora de trabalho? Ou quanto gostaria de ganhar por mês com a venda de artesanato? Ou como precificar sua peça artesanal? Essas perguntas são comuns para nós que somos artesãos, contudo, é um assunto sério e que não pode ser estipulado de qualquer forma, ou ser leiloado com a oferta do cliente que pagar mais pela peça! Alguns artesãos precificam o seu produto com o valor vendido pelo concorrente, outros, somam os gastos dos produtos e multiplicam por 3, mas ambas precificações são imprecisas!
QUAL É O VALOR DA SUA HORA DE TRABALHO?
Você já pensou o quanto gostaria de ganhar por mês com a produção das suas peças?

“Salário do artesão: o preço do artesanato deve incluir o salário do artesão. É necessário consi¬derar esse valor, pois caso o contrário será considerado apenas o valor referente às horas de pro¬dução e, no entanto, existem horas dedicadas à compra de matéria-prima, capacitação, presença em feiras e outras atividades.” (PRECIFICAÇÃO NO ARTESANATO, SEBRAE)
Pensando nisso, você deve estipular um valor/hora para seu trabalho!


Vamos supor que você deseja ganhar R$1500,00 por mês com a venda de peças de crochê.
Para saber quanto vale o seu valor/hora faça o seguinte calculo:
Você trabalha 06:00 horas por dia (com a produção e horas dedicadas em outros afazeres) e 5 dias por semana, (6 horas x 5 dias) = 30 horas por semana. Vamos pensar que no mês temos 4,3 semanas, então 30 horas x 4,3 semanas ≅ (aproximadamente) 130 horas por mês!
Portanto, você trabalha 130 horas por mês! Agora, faça o seguinte calculo para saber o valor da sua hora:
R$1500,00 ÷ 130 h = R$11,53… Sendo assim, SUA HORA VALE R$11,53

Você pode utilizar a Calculadora Virtual disponível no site da G1 para fazer a conta, CLIQUE AQUI!

COMO PRECIFICAR SEU PRODUTO?
Bom, agora que você já sabe calcular o valor da sua hora, vamos calcular o custo do produto:
Exemplo: para fazer um sapatinho de bebê de crochê, você comprou 2 novelos de Anne 65 e cada novelo custa R$3,00, então seu gasto com material foi R$6,00.
Levou 2 horas para a produção do sapatinho. Sendo assim, calcule: 2h x R$11,53 (valor da sua hora) + 6,00 (gasto com material) = R$29,06 (custo do sapatinho).
Agora vamos pensar no percentual de lucro que é calculado por cada produto.
Vamos supor que a sua margem de lucro é de 20%:
Então, R$29,06 (custo do produto) x 20% (margem de lucro) ÷ 100 = R$5,80 (lucro)
Valor do produto = R$29,06 (custo do produto) + R$5,80 (margem de lucro) = R$34,87



Se você pegar o seu salário de R$1500,00 e dividir pelo valor de 1 sapatinho R$34,87, para atingir o valor mensal do salário terá que produzir o total de 44 sapatinhos por mês ou ≅ (aproximadamente) 10 sapatinhos por semana (5 dias úteis).
O que é custo fixo? “Consistem nos custos envolvidos na produção e no funcionamento da empresa e ocorrem independentemente da quantidade produzida e do volume de vendas. Exemplo: aluguel, internet, luz, telefone, etc…” (PRECIFICAÇÃO NO ARTESANATO, SEBRAE)
E custo variável? “São os custos relacionados ao volume de produção e de vendas, ou seja, o custo é variável conforme a escala produtiva e de vendas. Exemplo: matéria prima, insumos de acabamento, embalagens e outros.” (PRECIFICAÇÃO NO ARTESANATO, SEBRAE)
No Manual de Precificação do Sebrae, está disponível uma fórmula completa para precificar com base nos custos do produto:


FAÇA O DOWNLOAD DO DOCUMENTO: PRECIFICAÇÃO NO ARTESANATO
“Não existe forma ideal de precificação, recomenda-se que ela seja baseada em custos e com um olhar no mercado.” (PRECIFICAÇÃO NO ARTESANATO, SEBRAE)

É IMPORTANTE DAR UMA ESPIADINHA NA CONCORRÊNCIA…
É sempre bom dar aquela espiadinha na concorrência para analisar o mercado e averiguar se o valor do seu produto está na margem do valor cobrado pela concorrência. Porém, alguns casos a concorrência consegue vender o produto mais barato por diversos motivos: como o uso de matéria prima mais barata, precificação errada, mas isso não quer dizer que você tem que baixar o valor da sua mercadoria.



“Formar preços sem saber se será suficiente para arcar com os custos mínimos é uma iniciativa que pode gerar prejuízos…” (PRECIFICAÇÃO NO ARTESANATO, SEBRAE)

O QUE DIFERE SEU PRODUTO SE COMPARADO COM A CONCORRÊNCIA?
O negócio é agregar valor! Especifique por meio de uma Tag ou Etiqueta, que o produto adquirido é artesanal, produzido com matéria-prima de qualidade, além disso, você pode citar a linha e a marca que utilizou na produção. Se o produto for exclusivo para cada cliente é bom destacar. Fique atenta as tendências do mercado, lançamentos e design. E não esqueça que um bom relacionamento com o cliente, pode garantir fidelidade e recomendações.
Seguem algumas dicas:



“A percepção de valor em um produto ou serviço não é universal, o que dificulta o desenvolvimento de ações para que o cliente perceba o valor de uma peça. Cada pessoa valoriza um aspecto do produto. No entanto, existem elementos que contribuem para o aumento da percepção geral: embalagem, utilidade do produto, serviços agregados, visibilidade e outros.” (PRECIFICAÇÃO NO ARTESANATO, SEBRAE)

Quer saber mais? Acesse: http://www.sebraemercados.com.br/wp-content/uploads/2015/11/Precifica%C3%A7%C3%A3o-no-Artesanato.pdf

Com carinho,
Bruna Szpisjak

Imagem 1 : http://www.crosswalk.com/blogs/kelly-balarie/when-someone-makes-you-doubt.html
Exemplo: http://www.clipartpanda.com/categories/attention-clip-art-free
Atenção: http://www.aiga.org/How-Do-You-Get-the-Attention-of-Your-Dream-Client-and-Get-a-Response/

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